Você Sabia? – Empresa Rappi é condenada a ressarcir cliente vítima de golpe pelo aplicativo

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A Rappi foi condenada à indenizar cliente que sofreu “golpe do delivery” aplicado por motoboy credenciado da empresa. No caso em questão, o cliente pediu refeição no valor de R$ 40,00 através do aplicativo, e cerca de uma hora depois, recebeu ligação do restaurante informando que o entregador teria sofrido um acidente, e outro motoboy faria a entrega.

No momento da entrega, o motoboy informou ao cliente que, em razão do ocorrido, seria necessário realizar o pagamento do valor de R$ 7,90 pela entrega, e que posteriormente o restaurante faria o ressarcimento do total da compra pelo aplicativo, como forma de reparação pelos transtornos.

Mesmo receoso, o cliente aceitou fazer o pagamento através de cartão de crédito. Desconfiado, consultou o aplicativo do banco chegando em casa e notou dois lançamentos fraudados pelo motoboy nos valores de R$ 3.007,92 e R$ 4.007,96, totalizando um prejuízo de mais de R$ 7.000,00.

Em julgamento na primeira instância, o pedido foi julgado procedente, entendendo o magistrado pela existência de fortes indícios de fraude, especialmente pelo fato de o valor da cobrança ser muito superior ao valor do pedido feito pelo cliente no aplicativo, ficando caracterizada a responsabilidade da Rappi em indenizar o cliente, em respeito às regas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Além da devolução integral dos valores cobrados de forma fraudulenta, a empresa Rappi foi ainda condenada ao pagamento de indenização moral em favor do cliente, no valor de R$ 5.000,00.